segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Sobe para 9 número de bombeiros presos por movimento grevista no RJ (Postado por Erick Oliveira)

A Secretaria de Estado da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro informou na tarde deste domingo (12) que 9 de 11 mandados de prisão emitidos para bombeiros representantes do movimento grevista já foram efetuados.

Os envolvidos foram levados para o presídio de Bangu 1, na Zona Oeste, onde já se encontra o Cabo BM Benevenuto Daciolo, que teve a prisão preventiva decretada pela juíza da Auditoria da Justiça Militar.
O nono bombeiro preso foi localizado na noite de sábado (11). De acordo com a secretaria, 162 guarda-vidas estão em quartéis cumprindo medida disciplinar. Em nota, a secretaria informou, ainda, que todas as 110 unidades operacionais da corporação seguem com funcionamento normalizado.

Na noite de sexta, a Polícia Militar informou que 17 policiais permanecem presos por aderir ao movimento grevista. Destes, 10 policiais tiveram a prisão preventiva decretada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) por conclamar e incitar a greve. Outros 7 PMs foram autuados em flagrante por crime de desobediência, ainda segundo a PM. Um policial que já teve a prisão preventiva decretada pelo TJ-RJ ainda não foi preso.

Audiência é adiada

Após reunião na Praia de Copacabana, os bombeiros decidiram adiar a assembleia marcada para este domingo (12). A liderança do movimento grevista argumentou que o grupo não estava totalmente representado na manifestação e, por isso, o debate foi transferido para segunda-feira (13), na sede de um sindicato, na Lapa, Centro do Rio.
Na assembleia, marcada para as 18h, os militares da corporação vão discutir os rumos do movimento. Cerca de 100 pessoas, entre bombeiros e policiais militares, foram à manifestação deste domingo, na Avenida Atlântica.
No sábado (11), a Polícia Civil anunciou que a categoria suspendeu a paralisação de atividades. Bombeiros e policiais militares pedem a implementação do piso salarial de R$ 3.500 para as categorias e a liberdade do cabo Benevenuto Daciolo, que foi flagrado em escuta telefônica organizando greve na Bahia.

Nenhum comentário: